domingo, 21 de maio de 2017

Considerando o mês da família...Pai, qual é o seu legado para a sua família?
Há alguns anos atrás, Louis Sullivan, o Secretário da Saúde e Serviços da Família fez esta declaração perspicaz: "A ausência masculina da vida da família é o maior desafio da nossa geração." Você já viu as estatísticas: Filhas que vivem sem a presença do pai são 53% mais prováveis de se casar como adolescentes, 164% mais prováveis de ter um filho fora do casamento. Elas têm uma taxa de divórcio 92% mais elevada do que as meninas que são criadas com um pai em casa. É duas vezes mais provável que filhos criados sem a presença do pai abandonem a escola secundária, e é 50% mais provável que eles tenham dificuldades de aprendizagem.
De acordo com o National Center for Health Statistics, filhos que não vivem com o pai são 200% mais prováveis de ter problemas emocionais que necessitem de ajuda psicológica. Oitenta por cento dos adolescentes internados por motivos psiquiátricos vêm de famílias sem pai.
Um estudo universitário realizado em 1900 feito por Benjamin Warfield descreve dois homens que viviam no Nordeste [dos Estados Unidos], ao mesmo tempo, durante os anos de 1700. Um era chamado Max Jukes; o outro era Jonathan Edwards. Jukes era um ateu e educou seus filhos sem nenhuma base cristã.
O registro dos descendentes de Jukes não é preciso, provavelmente em torno de 526. Benjamim B. Warfield pesquisou a vida de Max Jukes, contemporâneo a Edwards, o qual frequentemente atacava os discursos, a ideologia e as pregações de Edwards. Max Jukes, o ateu, viveu uma vida ímpia, casou-se com uma jovem ímpia, e também deixou um legado para seus descendentes, da descendência dessa união entre Jukes e sua esposa, pesquisada por Benjamim, constatou-se que de todos seus descendentes encontrados: 310 morreram como indigentes; 150 foram criminosos, sendo 78 assassinos; 100 eram alcoólatras; Mais da metade das mulheres, prostitutas; Os 540 descendentes de Jukes custaram ao Estado 1.250.000 dólares, e seus descendentes não fizeram nenhuma contribuição positiva para a sociedade.
Por outro lado, Jonathan Edwards amava o Senhor e ensinou
a seus 12 filhos os princípios da Palavra de Deus. Em sua busca Benjamim B. Warfield de Princeton encontrou, depois de muitas pesquisas, 1.394 descendentes da família Edwards. E nessa pesquisa podemos constatar o maravilhoso legado que Edwards deixou aos seus descendentes através de sua vida cristã. Dos 1.394 descendentes de Edwards: 3 se tornaram presidentes de universidades; 3 senadores dos Estados Unidos; 30 juízes; 100 advogados; 60 médicos; 65 professores de universidades; 75 oficiais de exército e marinha; 100 pregadores e missionários; 60 escritores de destaque; 1 vice-presidente dos Estados Unidos; 80 altos funcionários públicos; 250 formados em universidades, entre eles governadores de Estados e diplomatas enviados a outros países. Os descendentes de Jonathan Edwards não custaram ao Estado um dólar; na verdade, a América foi abençoada pelos filhos de Jonathan Edwards.
A história de Jonathan Edwards é um exemplo do que alguns sociólogos chamam a “regra das cinco gerações.” Como um pai cria seus filhos e o amor que eles dão, os valores que ensinam, o ambiente emocional que oferecem, a educação que provêem, não só influencia seus filhos, mas as quatro gerações seguintes. Em outras palavras, o que os pais fazem pelos seus filhos permanecerá pelas próximas cinco gerações. O exemplo de Jonathan Edwards nos mostra a importância de deixarmos esse legado cristão aos nossos filhos.
Mas a teoria das cinco gerações trabalha de ambos os modos. Se não nos esforçarmos para sermos bons pais e transmitirmos princípios cristãos, nossa negligência pode infestar gerações. Considere o caso de Max Jukes.
Max Jukes teve problemas com a bebida, que o impediu de manter um trabalho fixo. Também o impediu de demonstrar muita preocupação pela esposa e os filhos. Claro que isto não significa que as pessoas simplesmente são um produto direto de seus pais, ou que seu futuro está determinado pela sua descendência.
As histórias de Jonathan Edwards e Max Jukes oferecem lições poderosas sobre o legado que nós deixaremos como pais. Daqui a cinco gerações é bem provável que as nossas realizações profissionais serão esquecidas. Na realidade, nossos descendentes podem pouco saber sobre nós ou nossas vidas. Mas o modo como somos pais hoje e princípios que transmitimos afetarão diretamente não só nossos filhos, mas também nossos netos, bisnetos e as gerações que se seguem.
Como dizia Edwards: Deus fez todas as coisas com um propósito, e Deus também tem um propósito para todos nós, Nenhum homem vive em vão, todos nós deixaremos um legado. Qual será o seu?
Um estudo da Heritage Foundation descobriu que crescer sem a presença do pai constitui-se na maior brecha na família para os filhos virem a praticar crimes. 70% de todos os adolescentes e reclusos de longo prazo, 60% dos estupradores, e 72% de adolescentes assassinos vêm de casas que não têm a presença do pai. É perigoso crescer em uma casa sem sacerdócio espiritual e sem um esteio que ofereça segurança. Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário