domingo, 19 de agosto de 2018

Palavra ministrada pastora Eliana Araújo


QUANDO A SOBERANIA DE DEUS SE REVELA
Então, respondeu Jó ao SENHOR: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.  3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.  4Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.  5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. 6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. 7 Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.  8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.  Jó 42:1-8
Os vs. 1 a 6 do texto que acabamos de ler são a resposta humilde de Jó, à repreensão que ele recebeu do Senhor, registrada nos caps. 38 a 41 deste livro.
Diante do grande sofrimento pelo qual estava passando, isto é, a perda de entes queridos, de seus bens materiais, de sua saúde, de sua boa fama, ainda que não pecasse blasfemando contra Deus, Jó desandou a falar coisas insensatas, a respeito faz quais ele nada entendia, que revelavam o quanto ele desconhecia a sabedoria de seu Pai celestial.
Então o Senhor Deus, que o amava muito, de um modo terno, porém firme, repreendeu ao seu servo, convencendo-o de sua ignorância.
E esta foi a resposta de Jó:
– Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
– De fato, tenho falado de coisas que eu não entendia...
– Falei sem conhecimento...
– Falei de coisas que estavam além de meu discernimento
– Mas agora que eu te conheço melhor eu percebo o quanto tu és sábio e poderoso
– Por isto, Senhor, eu me arrependo de tudo quanto falei.
– Me arrependo no pó e na cinza.
E nisto estava começando a cura de Jó, a restauração de sua vida.
A declaração de fé que Jó faz no v. 2, a respeito de Deus.
– Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Declaração vinda do coração de um homem que estava experimentando a realidade da presença de Deus em sua vida; Deus revelando-se a ele, Deus falando com ele, e por isto uma declaração verdadeira a respeito de Deus e da vida.
– Eu sei que Deus pode todas as coisas, e nenhum dos desígnios dele pode ser impedido.
O que estas palavras querem dizer?

1. Que nossa vida está nas mãos do Deus todo poderoso.
– Bem sei que tudo podes.
A respeito de si mesmo Jó precisou confessar, conforme o v. 3: – Existem coisas que são maravilhosas demais para mim, que estão além de meu conhecimento, além de minha capacidade, coisas inescrutáveis...
Isto é algo que reconhecemos ser verdade a respeito de cada um de nós: somos limitados, finitos, somos pequenos diante do universo à nossa volta.
E em contraste com a nossa limitação, o Deus Triuno não é assim.
Falando por intermédio do profeta, em Jeremias, cap. 32, vers. 27, o Senhor diz assim:
Eu sou JAVÉ, o Deus de todos os seres viventes. Haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?
Na Versão Corrigida Fiel: – Haveria coisa demasiado difícil para mim?
– Haveria alguma coisa que eu não possa fazer?
– Algum problema que eu não possa resolver?
– Alguma circunstância, algum coração que eu não possa mudar?
– Haveria alguma coisa além de minha capacidade, acima das minhas forças?
– Pois eu sou o Deus de todos os seres viventes, o Deus de todas as criaturas.
O Senhor JAVÉ , o criador de tudo o que existe, aquele que sustenta todo o universo pela Palavra do seu poder, ele é todo poderoso.
Pelo seu poder ele dá vida, respiração, e tudo o mais a todas as suas criaturas.
Pelo seu poder os planetas giram em suas órbitas, os astros do céu têm o seu curso no firmamento.
Pelo seu poder as chuvas caem, as estações do ano acontecem e a natureza é renovada.
Pelo seu poder o curso da história é dirigido.
Pelo seu poder nossas vidas são conduzidas, o destino de cada ser humano é determinado.
Veja o que acontece na história de Jó:
Por permissão do Senhor, para que sua fé fosse provada, Jó perdeu entes queridos; perdeu seus bens materiais, sua saúde, seus amigos. Mas na certeza de que tudo estava sob o controle de Deus ele manteve sua fé.
E agora, depois da provação de sua fé, no momento determinado pelo Senhor, Jó voltou a ter todas estas coisas e muito mais.
v. 12 – Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Que certeza bendita podemos ter: a vida de cada um de nós está nas mãos do todo poderoso.
Nada é difícil para ele.Não há situação que não possa ser mudada. Não há problema que não possa ser resolvido.
2. O Todo-poderoso tem planos para nossa vida
– Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Os desígnios de Deus, os propósitos de Deus. Eu gostaria de citar novamente o profeta Jeremias
Jr 10:23 – Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.
Não cabe a mim o controlar a minha vida. Não compete a mim o determinar como será o meu futuro. Não compete a mim o determinar para onde vou e o que farei.
Também podemos pensar nas palavras do Salmo 139:16 que diz:
Os teus olhos, Senhor, me viram a substância ainda sem forma no ventre de minha mãe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Eu sei, irmãos que quando se trata de falar a respeito da maneira como o Senhor determinou o nosso destino, existem muitas coisas para as quais não temos resposta.
Existem muitas coisas que são maravilhosas demais para nós, que estão além do nosso entendimento.
Mas existem certas coisas que estão reveladas na Palavra de Deus e sobre as quais nós podemos repousar a nossa fé.
E uma das mais certeiras é a de que podemos descansar no fato de que Deus determinou que todas as coisas cooperem para o nosso bem.
Rm 8:28 – Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Nós estamos considerando a velha e conhecida história de Jó.
Em meio ao seu sofrimento todo Jó aprendeu a conhecer Deus ainda mais, pois em seu sofrimento se apegou a Deus, continuou a confiar, manteve a sua esperança, a sua integridade espiritual, e depois de aparentemente tê-lo abandonado por meses, o Senhor vem a ele, se revela, e Jó cresce espiritualmente.
Jó cresce em sua vida de intercessão.
Eu sei que nada poderia substituir os filhos que perdeu, mas os outros filhos que agora nascem são consolo para seu coração.
E Jó recebe do Senhor muito mais do que perdeu.
Então eu sei que posso confiar nos planos de Deus. Eles são para o meu bem.
Mesmo que durante certo tempo as coisas pareçam estar dizendo o contrário, mesmo que não estejam acontecendo logo como eu gostaria, eu sei que por trás de cada acontecimento em minha vida estão as mãos do Senhor.
Mais uma vez, citando o profeta Jeremias, desta vez em 29:11.
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais...
3. Os planos do Todo-poderoso não podem ser frustrados
Nenhum dos propósitos do Senhor pode ser impedido. O Senhor é todo-poderoso
Isto é uma decorrência lógica. Se Deus é todo poderoso, nada, e ninguém, pode impedir que ele realize aquilo que ele tem determinado.
Is 46:9-10 – Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.
Fp 1:6 – Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.
Tudo o que Deus tem para a tua vida, e o que ele tem é bom, é pensamento de paz, e não de mal, ele há de fazer.
Nenhum dos planos dele será impedido.
Nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do futuro, nem vida, nem morte, nem enfermidade, nem pobreza, nada, nada impedirá os planos que Deus tem para você, nada impedirá que todas as coisas contribuam para o seu bem.
O nosso Deus não é um Deus frustrado, para quem as coisas não dão certo. Ele é um Deus realizado, feliz.
Aplicação
– Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser impedido.
Você crê nisto?
Se cremos, o que esta fé deve provocar em nossa vida?
1. Em todas as circunstâncias vamos permanecer confessando a nossa fé
Jó 2:3 – Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
Jó 2:8-10 – Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. 9Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. 10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
2. Em todas as circunstâncias, podemos adorar a Deus, amá-lo, confiar nele
Jó 1:20-22 – Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
3. Em todas as circunstâncias, podemos nutrir a esperança em nosso coração
Jó 19:25-27 – Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.
Mas como permanecer? como adorar assim? Como poderíamos nutrir esta esperança? É porque assim como Jó, sabemos que não está em nós a capacidade. A nossa capacidade vem daquele que sustenta todos os seres humanos. Daquele que redime aos seus escolhidos.
Jó 19:25 – Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.