domingo, 6 de maio de 2018

A ordem de Deus e as quatro opções do homem

Texto: Êxodo 14:15 
  
Introdução: A ordem de Deus era clara e inconfundível. Embora a obediência permitisse apenas uma resposta de Israel, as outras opções estavam disponíveis para eles. 
  
Estas mesmas opções estão disponíveis para nós hoje... e com as mesmas consequências. 
  
Vamos rever as quatro opções que estavam disponíveis. 

I. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e voltar.

Voltar, significava um retorno a uma escravidão ainda mais grave. "Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele" João 6:66.
"Mas Jesus lhe disse: "Ninguém, tendo posto a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" Lucas 9:62. 

II. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e desviar.

Desviar, seria a sua completa destruição nas mãos do exército de Faraó que se aproximava.“Olhai, pois, que façais como vos ordenou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir”.   Deuteronômio 5:32-33. 

III. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e parar.

A grande fé de Moisés é claramente mostrada em Êxodo 14:13. "Moisés disse ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor"
Moisés acreditava firmemente que Deus libertaria Israel pelo seu poder e que Israel deveria ficar parado junto as águas do Mar Vermelho. Mas, em Êxodo 14:15, Deus repreende Moisés severamente, dizendo: "Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem“
Parar naquele momento significaria a morte certa para os filhos de Israel.Agora, há momentos em que os cristãos devem ficar parados. Considere: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" Salmo 46:10. O tempo para ficar parado é quando estamos aguardando o comando de Deus, mas uma vez que o comando é dado a nós, devemos simplesmente obedecer. 
O filho de Deus não se atreve a ficar parado quando Deus deu a ordem para "seguir em frente!”.

IV. Os filhos de Israel poderiam obedecer e seguir em frente.

Foi exatamente isso que eles sabiamente escolheram fazer. Quando obedecemos, Ele nos garante que vai adiante de nós. “O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes" Deuteronômio 31:8. 
  
Conclusão: A igreja já recebeu ordens para a marcha: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28:19-20. 
  
Tendo assim recebido a ordem de nosso Senhor, vamos seguir em frente proclamando o evangelho da glória de nosso Senhor Jesus Cristo!