domingo, 12 de novembro de 2017

RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA


TEXTO: Romanos 12: 12: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

INTRODUÇÃO:

 Resiliência é uma palavra que vem do latim resilio, que significa "voltar ao normal". O conceito foi criado em 1807, pelo cientista inglês Thomas Young, que fazia estudos sobre a elasticidade dos materiais.

 O termo resiliência surgiu da Física e refere-se à capacidade que certos materiais têm de acumular energia quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retornar ao seu estado natural sem sofrer deformações permanentes.

 É o que acontece com uma vara no salto em altura: quando o atleta toma impulso para saltar, a vara se curva, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal.

 Neste sentido, para os especialistas em comportamento humano, este termo se aplica

ou se molda às pessoas que possuem um alto grau de capacidade para retornar ou dar

a volta por cima às situações anteriores (ou originais), quando são vítimas de grandes investidas ou adversidades.

 Ser resiliente é ter a capacidade de recomeçar ou começar tudo de novo, depois de sofrer algum dano na vida, seja ele material, físico, ou espiritual.

 É, também a força para recomeçar do Zero e fazer do limão da vida uma bela limonada.

ILUSTRAÇÃO:

 O iatista Lars Grael é um exemplo de pessoa resiliente. No auge da sua carreira, repleta de conquistas, teve sua perna decepada pela hélice de um barco, em um trágico acidente em 1999. Anos depois, voltou a competir e ganhar medalhas. "O erro das pessoas, em geral, é se voltar para trás", disse Grael certa vez. "Se eu fosse comparar minha vida anterior com a que levo hoje, com certeza teria entrado em depressão. Mas não adianta olharmos para trás. Temos que lidar com o aqui e agora. Poderia ter sido pior, e tenho a obrigação de me sentir no lucro."

 Dom Helder Câmara afirmava que "há pessoas como a cana. Mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura"

 Resiliência é uma graça de que todos nós precisamos e que está à nossa disposição.

 Não há como negar esta verdade, pois a provação ou a tentação é, incondicionalmente, fator inerente ao Cristianismo, porque todos estamos sujeitos às intempéries da vida.

 Quem nunca foi nocauteado, ou passou por um sério problema, como, por exemplo: uma doença repentina, a perda do emprego, a falência de um negócio, a morte de alguém muito próximo, um golpe na vida espiritual, o trauma de um seqüestro ou de um acidente, o rompimento do casamento que durava anos, de uma amizade muito forte, ou, ainda, a reprovação no vestibular ou em algum teste?

 Verdade é que a vida nos proporciona muitas surpresas, e nem todas agradáveis.

 Portanto, ser resiliente constitui-se num desafio constante para qualquer pessoa, seja ela cristã ou não-cristã.

DESENVOLVIMENTO:

 Gostaria de meditar em 3 atitudes, descrita pelo apóstolo Paulo, aos Romanos, que nos ajudam a sermos pessoas resilientes (Que dão a volta por cima).

 Romanos 12: 12: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

1. Alegria na esperança (Não é ilusão, mas é vislubrar, pela fé, o nascimento de um novo dia)

 A esperança é o ingrediente número um que possibilita à pessoa nocauteada por algum acontecimento traiçoeiro respirar a condição de voltar ao seu estado normal de vida: ¨Alegrai-vos na esperança¨.

 Se não fosse a esperança, Jó, que viveu, aproximadamente, 2000 anos aC., jamais conseguiria dar a volta por cima, quando, em pouco tempo, perdeu todos os seus bens (casa, fazenda, gado), e, inclusive, a própria família, Jó 1-1-15.

 No entanto, diante de todas as catástrofes ambientais, materiais e espirituais, ainda teve força para exclamar: ¨Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra¨, Jó 19: 25.

 Ao final, Jó recebeu em dobro tudo o que havia perdido, 42: 10-17.

 Alegrar-se na esperança é ter a certeza de que a luta e o fracasso não são o fim, mas o começo de uma nova etapa.

 Uma pessoa RESILIENTE, pela força dos olhos da esperança, afirma, PELA FÉ, que dias melhores virão e que o sinal verde vai aparecer no fim do túnel.

 Com Jesus, não há dúvidas de que somos mais do que vencedores (resilientes), porque o justo, ainda morrendo, tem esperança, Pv 14: 32 e Rm 8: 37.

 Ajuda-me, Senhor, a crer e ter alegria esperança de que a minha provação terá um fim!


2. Paciência na tribulação

 Paciência é um dos segredos para vencer qualquer obstáculo.

 No entanto, a síndrome da pressa, que é o mal do século, tem roubado do ser humano esta bênção.

 Quando o apóstolo diz que precisamos ser pacientes na tribulação, pode-se dizer que a capacidade de alguém dar a volta por cima a uma situação constrangedora vai exigir da pessoa uma personalidade firme e paciente.

 O apóstolo Tiago, ao exortar sobre a paciência, usa a figura do lavrador para ilustrar a importância desta virtude: ¨Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e últimas chuvas¨, 5: 7.

 Apesar de tudo que ocorreu em sua vida e família, Jó conseguiu voltar ao primeiro estado ou à normalidade do dia-a-dia, porque foi paciente na tribulação: ¨Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu...¨, Tg. 5: 11.

 Nada, em hipótese alguma, segundo os ensinamentos bíblicos, é impossível para quem persiste firme frente aos desafios.

 Há um ditado francês que diz que “a paciência é amarga, mas o seu fruto, doce”.

 O Salmo 40 nos diz: Esperei com paciência pelo Senhor, e Ele inclinou para mim e me socorreu, quando clamei por socorro.

 Ajuda-me, Senhor, a ser paciente na hora da provação!


3. Perseverança na Oração

 Perseverar é não desistir. Perseverar é uma grande virtude!

 Jesus disse a Jairo: Não desista, continue crendo...

 Paulo fala em perseverança na oração.

 Falar em oração é falar em devoção de vida com Deus.

 É relacionar-se com Deus no dia-a-dia.

 Não há como sobreviver no mundo espiritual sem a prática do princípio da oração.

 Na parábola do juiz iníquo, descrita em Lucas 18: 1-11, Jesus deixou bem claro que é preciso orar sempre (perseverar) sem nunca esmorecer, v. 1.

 Uma pessoa movida pela fé e oração é impulsionada a tomar iniciativas, adquirindo, assim, uma postura de coragem e motivação frente à luta.

 Ana, só conseguiu dar a volta por cima e chegar ao estado normal de mãe (pois era estéril e Deus lhe deu um filho), porque persistiu na comunhão e serviço a Deus: “...perseverando ela em orar perante o Senhor”, 1Sm 1: 11.

 Ajuda-me, Senhor, em meio a provação, ser perseverante na oração!


CONCLUSÃO:

 Todos nós, em 2011, e no decorrer de nossas vidas, se quisermos superarmos os obstáculos, e sermos vencedores, precisaremos ser pessoas resilientes.

 Gente de fibra. Pessoas que não se entregam. Gente que não desiste no primeiro obstáculo.

 O mesmo Jesus que reanimou Jairo, estará conosco todos os dias dizendo: NÃO TEMAS CONTINUA CRENDO.

 Não a prova que dure a vida toda!
 Tende Bom ânimo!

 Quando os desafios vierem, lembre-se da receita Bíblica para sermos pessoas resilientes: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

 Lembre-se sempre: A prova vai passar e você vai cantar o hino da vitória.

 Por tudo isso, seja sempre resiliente em seus projetos e empreendimentos, e seja Mais que vencedor em Cristo Jesus.