domingo, 31 de dezembro de 2017

MINISTRAÇÃO DO ANO NOVO

I. A insatisfação. V. 12-13. "Não que já tenha alcançado."

Paulo estava satisfeito com Jesus, mas não com sua vida cristã. Muitas pessoas estão satisfeitas com a sua caminhada cristã porque comparam se com outros cristãos. Devemos ser advertidos sobre uma falsa estimativa da nossa condição espiritual. Apocalipse 3:1. 

II. A devoção. Filipenses 3:14b. Paulo disse: "Uma coisa eu faço."

Ele era como Maria, ele se concentrou em adorar a Jesus. Lucas10:42. Assim, muitos de nós somos como Marta, que era distraída em muitas coisas. Nosso foco deve estar em servir a Deus. 

III. A direção. Filipenses 3:13c. "Esquecendo-me das coisas que atrás ficam."

Os perdidos são controlados pelo passado, mas o cristão olha para o futuro. A palavra "esquecer" não significa um fracasso para se lembrar, mas isso significa que nós não somos controlados pelo passado.   

Não precisamos ser controlados por pecados passados ou fracassos do passado. 

IV. A determinação. Filipenses 3:14.

As palavras "prossigo" significa que Paulo estava colocando todos os seus esforços na sua Vida cristã.   

Dois extremos que devemos evitar: 

1. Eu devo fazer tudo 
2. Deus deve fazer tudo. 

V. A disciplina. Filipenses 3:15-16.

Podemos ser desclassificado por não ter cumprido as regras. Deve haver disciplina em nossa vida cristã.   

Texto: Marcos 10:46-52
Introdução: Nada na vida a gente conquista de graça. Os nossos sonhos estão sempre rodeados de obstáculos e se queremos conquistá-los precisamos vencer os obstáculos. Você se lembra de alguma conquista sua? Consegue lembrar-se dos obstáculos que precisou vencer? Talvez tenha sido o seu emprego, a sua vaga na universidade, a conclusão de algum curso, o seu cônjuge, a aquisição de algum bem, mas em todos eles você precisou vencer os obstáculos.
Bartimeu tinha um grande sonho: desejava ver! Interessante observar que esse episódio está registrado nos três Evangelhos chamados sinóticos, mas só Marcos diz que Bartimeu lançou fora a sua capa. Ora, o que significa o “lançar a capa”? Vejo que o “lançar a capa” significa vencer obstáculos para a conquista dos seus alvos, metas, desafios e sonhos, visto que após ele ter lançado a capa foi até Jesus e conquistou o seu grande sonho! Quais são algumas “capas” que precisam ser lançadas fora para que você vença na vida?
I. Acomodação – versículos 46 – “… Sentado junto do caminho…”. Isso nos dá a ideia de acomodação. Muitos passam a vida inteira “sentados à beira do caminho”, acomodados, entregues à sua própria sorte, vivendo como vítimas e não autores da sua história. Você tem sido vítima ou autor da sua história de vida? Você deseja conquistar seus sonhos? Então lance fora toda a acomodação!  
Bartimeu lançou fora a sua capa de acomodação, levantou-se e foi até Jesus e, assim, conquistou o seu grande sonho! Muitos até desejam seguir a Jesus, tornar-se um crente em Cristo, acham isso muito bonito, mas não conseguem vencer a sua acomodação e até já se conformaram com a vida que levam. Lance fora toda a acomodação e levante-se! Venha seguir a Cristo!
II. Medo – versículo 49 – “… tenha bom ânimo...”. Disseram para Bartimeu: tenha coragem! Não temas! Jesus te chama! Bartimeu “lançou fora a sua capa” de medo e de um salto se levantou e foi à luta para conquistar o seu grande sonho. Isso nos ensina a jamais deixar que o medo roube nossos sonhos, que o medo nos impeça de sonhar e de conquistar aquilo que desejamos!
Tem gente que não vai até Jesus e não se torna um verdadeiro discípulo com medo de não conseguir perseverar nos caminhos do Senhor. Com medo de quebrar paradigmas religiosos, com medo de ser criticado pelos seus amigos ou familiares e, assim, passa a vida toda sentado e olhando Jesus passar com a multidão de discípulos.
Em nome de Jesus, nós o encorajamos, agora, a tomar uma decisão de seguir a Cristo como um fiel e verdadeiro discípulo de Jesus! Você tem coragem para tomar essa decisão tornando-se um crente em Jesus?
III. Incredulidade  – versículo 52 – Você crê que alguém possa ser curado de cegueira? Humanamente falando isso seria impossível, mesmo com todo o avanço da medicina. Interessante a gente constatar que aquele cego Bartimeu guardava um sonho impossível e lutou por esse sonho. Por meio da sua fé ele conquistou o seu sonho e foi curado! Ele lançou fora a capa da incredulidade e Jesus realizou o seu grande sonho. Se você lançar fora a incredulidade, Jesus fará maravilhas em sua vida!
O texto ainda nos diz que “muitos o repreendiam para que se calasse” (versículo 48). Bartimeu teve que enfrentar o obstáculo da incredulidade das pessoas à sua volta, que o desestimulavam e o desanimavam na conquista do seu sonho. Tenho observado pessoas desejosas de mudarem de vida, de se tornarem crentes em Jesus, mas que são desestimuladas por amigos, familiares, colegas. Saiba que se você quiser você pode, você consegue! Decida, pela fé, venha até Jesus e conquiste seus sonhos!
Conclusão: Quais são os obstáculos que você precisa vencer para conquistar seus sonhos? Não desista dos seus sonhos! Bartimeu não desistiu, venceu todos os obstáculos e com Jesus conquistou seu grande sonho! Ele ouviu de Jesus: “A tua fé te salvou”. Você tem fé em Jesus? Você crê que Jesus pode perdoar todos os seus pecados e te salvar? Ora, o que você está esperando para tomar a sua decisão e tornar-se um crente em Jesus? Entregue os seus sonhos e a sua vida a Jesus e Ele te fará um vencedor e te salvará!

8 obstáculos que teremos de vencer para ter um ano novo abençoado

1) Falta de fé

A fé é o combustível básico que fará a vida do servo de Deus ser vitoriosa. Alguém sem fé não consegue andar nos caminhos de Deus, pois a exigência básica que a Bíblia nos faz é cremos no Todo Poderoso: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…” (Hebreus 11. 6). Sem fé não conseguimos avançar, não conseguimos lutar a carreira que nos está proposta. Sem fé nós ruímos. Quem quer viver um ano abençoado precisa cultivar a fé.

 2) Falta de vida com Deus

Relacionamento com Deus hoje em dia é algo que não está muito presente na vida das pessoas. Muitos não têm tempo para se relacionar com Deus, para orar, ler a Bíblia Sagrada, servir a Deus na obra. Sem esse relacionamento a vida com Deus fica em ruínas, logo, a vida da pessoa ficará vazia. Tiago disse bem a respeito disso: “Tornai-vos, pois,praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1.22). Quando não temos vida com Deus somos cristãos apenas de nome, ou seja, convencidos e não convertidos de fato e de verdade. Se esse inimigo nos vence em pouco tempo estaremos totalmente longe de Deus em uma vida desgraçada.

3) Medo

O medo tem a sua função de proteção da nossa vida em vários aspectos, porém, quando o medo fica descontrolado nos transforma em covardes, que preferem não arriscar por causa do medo. “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1. 7). A covardia é um grande inimigo que faz muitos ficarem pregados nos bancos das igrejas por falta de coragem de romper as dificuldades e confiar na atuação de Deus em suas vidas. Quem tem um medo descontrolado precisa avaliar se realmente tem uma fé firmada em Deus.

O acomodado é aquele que não abre mão de seu conforto. Não quer sair da rotina, não deseja de modo algum mudar qualquer aspecto por menor que seja de sua vida. A acomodação enraíza tanto na vida das pessoas que as transformam em preguiçosas. O texto de provérbios nos ensina sobre isso: “O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.” (Provérbios 21. 25). Muitos projetos estão parados nas vidas das pessoas porque apenas desejam. Desejar não é o suficiente. É preciso colocar as mãos na massa e vencer esse grande obstáculo chamado preguiça.4) Acomodação

5) Falta de compromisso

O comprometimento é o que mantém a nossa motivação no caminho certo. Se Jesus não estivesse comprometido com Deus e com a obra do Pai, não teria resistido as fortes tentações do diabo no deserto e a todo o sofrimento que enfrentaria na cruz. Talvez teria descido da cruz como alguns sugeriram naquele momento. Sabendo do poder do compromisso, Jesus disse aos Seus discípulos: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14. 27). Se não formos pessoas comprometidas com Deus de fato e de verdade não seremos discípulos Dele. O inimigo da falta de compromisso é o que tem feito pessoas se prostituirem com “outros deuses” em nossa sociedade, distanciando-se do verdadeiro Senhor e trazendo sobre si grandes males.

6) Falta de amor

Jesus disse em certa ocasião que o amor se esfriaria de quase todos (Mateus 24.12).  Jesus estava certo. Hoje em dia até mesmos muitos que se declaram cristãos têm sido pessoas frias e sem amor. Amor por Deus, amor por si mesmo, amor pelo próximo. Sem amor estamos fadados a não colher uma vida de bênção. O apóstolo João disse bem a respeito da importância do amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1 João 4. 7-8). Quando a falta de amor atinge a nossa vida só nos resta vivermos uma vida amaldiçoada, pois estamos distantes de Deus, a fonte de todo o amor.

7) Egoísmo

O egoísmo é um grande obstáculo na vida de qualquer pessoa. O egoísmo cega e faz a pessoa enxergar apenas o seu mundinho particular, fazendo-a esquecer-se de que o mundo é muito mais do que ela. Quem deixa o egoísmo vencer não é capaz de fazer a obra de Deus, de contribuir com ela, de se doar, de ser uma bênção e, consequentemente, de colher as verdadeiras bênçãos de Deus. Jesus deu o grande exemplo da vitória sobre o egoísmo quando lavou os pés dos discípulos e ensinou: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.” (João 13. 14). O egoísmo não cabe em uma vida abençoada.

8) Falta de preparo

Deus faz grandes milagres, é verdade. Mas algumas pessoas desejam milagres onde Deus não fará milagres. Existe uma parte na obra de Deus e em qualquer outra obra que cabe a nós. É a nossa parte. Deus não a fará por nós. Aqui muitos são vencidos, pois não se dispõe a se preparar para ser uma bênção. O apóstolo Pedro ressaltou a importância de nos prepararmos: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3. 15). Um novo ano traz muitos desafios. Precisamos organizar a nossa vida e nos preparar para fazermos a obra de Deus da melhor forma possível e não relaxadamente. Quando Jesus Cristo ressuscitou Lázaro, os homens que ali estavam participaram deste grande milagre. Eles tiveram que mover a pesada pedra do túmulo para abri-lo. Essa foi a parte deles e Jesus não a fez por eles. Precisamos nos preparar cada vez mais para sermos grandes homens e mulheres de Deus e sermos, assim, muito abençoados.