sábado, 17 de dezembro de 2016

UNÇÃO



INTRODUÇÃO: 
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
Isaías 61:1-3


O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.
Isaías 50:4


 O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.
Sl.45:1
Usar óleo para untar o corpo era algo comum na Bíblia. Os hóspedes eram ungidos quando recebidos em uma casa. Certa vez uma mulher ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.38) e Ele chamou a atenção do anfitrião por não ter lhe ungido a cabeça (Lucas 7.46). Também era costume da época preparar os corpos das pessoas que morriam com óleos aromáticos para conservar mais tempo (Mc 14.8;Lucas 23.56). O óleo era usado sobre a pele para proteger do calor para não ressecar e espantar moscas. Esta unção natural servia para refrescar e revestir a pessoa. Daí vem o sentido Bíblico da unção como revestimento e proteção. 

No Novo Testamento, a palavra unção (do grego: chrisma) só ocorre três vezes (Ver 1 João 2.20,27). O verbo ungir (chrío) aparece cinco vezes (Lucas 4.18; Atos. 4.27; 20.38; 2 Coríntios 1.21; Hebreus 1.9). Já o adjetivo christós (Cristo ou ungido) ocorre mais de 500 vezes, em diversas referências, como em Mateus 1.1 e Apocalipse 22.21. Ou seja, a unção pertence a Cristo que é colocada sobre pessoas e não apenas sobre coisas ou mesmo o óleo somente.
A unção espiritual é um instrumento poderoso ensinado por Deus para ministrar bênçãos aos seus servos. A unção que deve ser feita com fé. Contudo não deve ser oferecida como uma coisa banal. 
A unção deve ter um propósito específico, como em Isaías 61.1-3 e Lucas 4.18,19 onde o profeta Isaías e o Senhor Jesus disseram que “O Senhor me ungiu PARA”:
pregar boas-novas aos quebrantados, [evangelizar]
-curar os quebrantados de coração, [ministrar cura]
-proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; [libertar]
-apregoar o ano aceitável do SENHOR; [ministrar esperança]
-a consolar todos os que choram; [consolar]
-pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; [trazer alegria]
Como ministrar a unção com óleo?
Vamos aprender o que a Bíblia ensina sobre a unção com óleo:

O que é a Unção?
Unção significa ‘ato ou efeito de ungir’.  Contudo, unção não é o óleo em si e sim a manifestação do poder de Deus através do Espírito Santo que nos unge. A unção espiritual é a capacitação dada por Deus a alguma pessoa para cumprir uma missão específica e especial, dentro de propósitos divinos. Unção é poder!

Quem é ungido?
A unção do Espírito Santo foi derramada sobre:
JESUS: Jesus foi ungido pelo Espírito Santo (Lucas 4.18). O próprio título de Jesus, chamado Cristo significa Ungido (Atos 10.38). Jesus foi ungido "com óleo de alegria" (Hebreus 1.9). 
OS APÓSTOLOS: Pedro era ungido de tal modo que as pessoas colocavam os doentes sob sua sombra para que fossem curados (Atos 5.15,16). As pessoas procuravam Paulo levando "lenços e aventais e as enfermidades fugiam deles" (Atos 19.11,12).
OS CRENTES FIÉIS: Servos do Senhor que buscam a unção espiritual, "mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" (2 Coríntios 1.21, 22).
Ungido é a pessoa que tem a unção do Espírito Santo em sua vida!
O que é unção com óleo?
É o ato de derramar óleo sobre alguém ou sobre algum objeto, com o sentido de torná-lo consagrado a Deus, ou de buscar a cura divina sobre o enfermo. Ungir quer dizer: "untar com óleo ou com ungüento"; "aplicar óleos consagrados" (Dic.).
Quem deve ser ungido?
A unção deve ser ministrada para cura, autoridade e dedicação do ministério:
A UNÇÃO DOS SACERDOTES: Os sacerdotes, após ungidos, eram considerados santos, devendo dedicar-se ao serviço do Senhor (Êxodo 30.30; 29.7; Levítico 8.12). Hoje, no Cristianismo, todos somos “sacerdócio real” (1 Pedro 2.9), porque temos a unção espiritual.
A UNÇÃO DOS REIS: O azeite era derramado sobre eles, na consagração para o cargo real, como servo de Deus. Alguns reis que foram ungidos: Saul (1 Samuel 10.1); Davi (1 Samuel 16.13; 2 Samuel 2.4; 11.7); Jeú (2 Reis 9.1,3); Salomão (1 Reis 1.39). Esta é uma unção de autoridade.
A UNÇÃO DOS PROFETAS: Elias ungiu Eliseu como sinal de que o mesmo Espírito que estava sobre sua vida se manifestaria sobre Eliseu como seu sucessor (1 Reis 19.16).
 A UNÇÃO DOS ENFERMOS: Os leprosos deveriam ser ungidos ministrando sobre suas vidas o perdão a cura (Levítico 14.13-18). Mas não é o azeite que cura, mas a fé no Nome de Jesus, da parte dos que oram e da parte do enfermo. 
A unção deve ser ministrada para cura de enfermos e para autoridade espiritual sempre que alguém é levantado para exercer um ministério.


Quem pode ungir?
A unção deve ser ministrada por pessoas separadas para este ministério:
DISCÍPULOS: Marcos 6.13
Os seguidores de Jesus praticavam a unção ordenada por ele para curar enfermos. Certamente, era algo muito comum, embora as curas operadas por Jesus não utilizassem o óleo como elemento auxiliar porque Jesus é a própria unção em pessoa. Para ungir é preciso primeiro ser um discípulo de Jesus!

PRESBÍTEROS: Tiago 5.14
Presbítero significa pastor ou supervisor. Algumas traduções dizem ‘ancião’ para designar o líder espiritual. Ou seja, uma pessoa responsável pelo rebanho. Este texto deixa bem claro que somente pessoas separadas para ungir podem ministrar a unção. 

No Antigo Testamento a unção era ministrada por sacerdotes ou profetas, mas no Novo Testamento manda que sejam os seguidores de Jesus responsáveis por esta tarefa. Na ausência dos ministros e presbíteros, em situações especiais, é admissível que diáconos, auxiliares, e obreiros em geral untem os enfermos desde que tenha autorização pastoral (Hebreus 13.7). 
Jesus ordenou que se ministrasse a cura e libertação sem cobrar nada de quem recebe porque “de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8). Então ninguém pode cobrar para ungir ou mesmo insinuar que a pessoa oferte em troca.

As três unções de Davi

  • A primeira unção tira você do anonimato.  (1 Sm.16:13)
“A primeira unção é para aqueles que são menosprezados. As pessoas não dão nada por você, você trabalha e ninguém vê… Vai cair unção de Deus sobre sua vida e a sua história vai mudar a partir desta pregação. Quem não te respeita pelo que você é, vai ter que te respeitar pelo que Deus vai te fazer ser!”.
Esta unção traz:
  • Coragem de quem confia no Senhor. “Eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos “ (17:45).  Eu sou ungido! "Que venha Golias.”
  • Palavra profética. “É a unção de profeta que nos faz declarar: Hoje mesmo...!(46) É aquela que te dá coragem para dizer o que vai acontecer. Davi olhou para o gigante e disse: ‘Hoje mesmo o Senhor Deus de Israel me entregará sua cabeça e todo Israel saberá que há um Deus no meio do arraial’. Deus te deu unção para profetizar. Diga: Golias vai cair!”
  • O fim das coisas emprestadas. “Davi recusou a armadura emprestada de Saul.  Não conseguiu usá-la. Ele recebeu a unção da coragem e não precisava daquela armadura. Nunca mais você vai tomar emprestado. Vai sair do jugo das coisas emprestadas: cartão de crédito, cheque especial, dinheiro de agiota…”
Qual é o gigante que está te afrontado? É o diabo? Vai cair. É obstáculo financeiro, doença, desprezo, falta de casa, falta de paz, tão falando mal de você, estão te caluniando… ? Tudo isso vai cair por terra. Levante a mão e diga: “Estou ungido. Vão ter que me aplaudir. Estou saindo do anonimato, estou debaixo de bênção”.
Quando Davi saiu para lutar contra o gigante, quase ninguém o conhecia. E os poucos que o conheciam o desprezavam, mas quando voltou, depois de ter matado o gigante (Sm 18), entrou no arraial e foi parabenizado, aplaudido… “Tá chegando o dia, tá chegando a hora, em que todo o anonimato vai sair da tua vida, você vai passar pela rua e vai ser aplaudido. Tá chegando a hora que a humilhação e o desprezo que você sofreu irão acabar. Porque a unção do Senhor Jesus está caindo sobre tua vida hoje. Diga: ‘Deus eu recebo a unção que vem de Ti!’”
  • A segunda unção (2Sm.2:4)
A segunda unção faz todos te reconhecerem, mas também muitos a te perseguirem.
Quando Davi saiu do anonimato, ele começou a conhecer algo que só os campeões conhecem. Ele aprendeu a conviver com a perseguição. “Você quer ser abençoado? Aprenda a administrar a perseguição. E o mais difícil não é ser perseguido, mas é ter o poder para acabar com a perseguição, mas não querer reagir porque foi ungido por Deus e precisa esperar Nele. É precisar de amigos e encontrar a companhia dos piores. É dormir em um lugar e ter que acordar de madrugada para fugir. Davi passou por tudo isso, porque até receber a primeira unção Davi era mais um, mas com ela veio o reconhecimento e a perseguição.
A fama tem um preço alto. Enquanto ninguém te conhece você não incomoda, mas quando começa a ter poder… Davi teve que fugir. Em suas fugas há expressões de alguém que parecia desejar a morte, como ‘o meu pão eu como molhado pelas minhas lágrimas’. Muita gente que você ajudou, que te deve a própria vida (Saul devia a vida a Davi) vai te perseguir. No dia que Saul recobrou as forças ele queria matar Davi. . Só tem um lugar que você pode descansar nesse mundo: É à sombra do Onipotente”.
Existem algumas situações que causam perseguição. “Você quer ser feliz? Os infelizes vão te odiar. Para o lugar aonde muitos de vocês irão, já tem gente ocupando. Há muitas coisas que vocês estão pedindo que está no poder de outros. Você está preparado para aguentar o que os outros vão fazer para não perder? Davi foi perseguido durante 13 anos. Mas a Bíblia diz que no momento em que Davi foi ungido, o Espírito do Senhor se apoderou de dele. Uma coisa é ter o Espírito de Deus, outra coisa é o Espírito de Deus ter você. Você está no colo do Espírito de Deus. Descanse nos braços do Pai, meu amado.  O plano que fizerem contra você pode ser bom, mas vai falhar, porque você está nos braços de Deus! Não contavam que você estava guardado nos braços de dele . Ninguém vai te encontrar, Deus vai te guardar”.
. Quando Saul morre, Abner faz Isbosete, filho de Saul rei de Israel, mas. muitos viram que não adiantou ter ficado contra Davi. E agora ele tinha um grupo de valentes ao seu lado, que não media esforços para atender Davi. Os príncipes de Judá, que eram a família de Davi, pois Davi era descendente de Judá, precisavam mudar a estratégia. Qual era? Ir a Hebrom e junto ungir a Davi. Na primeira unção, vem o profeta. Na segunda, vêm os príncipes. Davi aceitou. Se é bênção, não importa de quem, aceite! Profecia boa nem precisa julgar, recebe. Ruim, pé atrás. Se você agüentar a perseguição, os que te perseguiram vão ter que vir. Vão ter que te encontrar, mas não é mais para te matar, é para te ungir. Teus inimigos vão ter que te ungir!”
  • A terceira unção (5:3)
A terceira unção trará a autoridade sem fronteira.
Davi era rei, mas tinha fronteira. Era rei apenas de Judá. “Se saísse de Judá não era ninguém… Em Judá era autoridade, mas fora não. Mas Deus disse que daria uma terceira unção e reuniu as tribos de Israel para um concílio a fim de ungir Davi. Imagine uma reunião de governadores para escolher um para mandar. Os príncipes de Israel se reúnem para colocar Davi sobre eles! Reconhecem que Davi era diferente, que o Espírito de Deus estava sobre ele quando cantava e até quando era perseguido…”
Os príncipes chegam à Judá e se apresentam com presentes e ofertas, e dizem: “Davi, a partir de agora, não tem jeito, nós descobrimos que queremos que você seja nosso rei, que governe sobre nós! Ou seja, quando você for a qualquer uma das tribos, você é quem manda”.
Davi aceita, mas sob a condição de que seja ungido por cada um deles. Os príncipes chegam de todas as tribos, cada um com seu azeite e dizem: “Esta unção faz de você nosso líder, onde você colocar o seu pé você vai prosperar!
Assim  também será com você. Você vai prosperar! O mesmo Deus que ungiu Davi vai te ungir! Receba essa unção em nome de Jesus