quinta-feira, 26 de maio de 2016

PESQUISADORES ALERTAM: PLÁSTICOS PODEM CONTAMINAR ALIMENTOS

PESQUISADORES ALERTAM: PLÁSTICOS PODEM CONTAMINAR ALIMENTOS
https://www.planogs.com.br/imagens/gs/sep.png
Recente proibição do governo canadense para a comercialização de mamadeiras e chupetas produzidas com plástico que contenha o Bisfenol A (BPA), levanta discussão sobre a contaminação dos alimentos por plásticos quando em contato com líquidos aquecidos ou lavados com detergentes. 
O plástico se tornou indispensável em nosso dia-a-dia e ninguém duvida da sua utilidade e necessidade, mas alguns cuidados são necessários na sua utilização, principalmente, ao lidar com alimentos. Estudos têm demonstrado que as substâncias químicas presentes em materiais plásticos podem migrar para os alimentos e afetar o organismo. Bisfenol A, ftalatos, alquifenóis e outras substâncias presentes em produtos como mamadeiras, garrafas PET, copos plásticos usados para água e cafezinho, seladores dentários e filmes PVC, são apontados na literatura como disruptores endócrinos e podem causar o desenvolvimento de diversas doenças.
 
Câncer e Plásticos - Segund a engenheira química e professora da UFMS, Sônia Corina Hess, estudos científicos recentes mostram que as "tendências do adoecimento de seres humanos têm semelhança com os efeitos adversos observados em animais de laboratório expostos a baixas doses de Bisfenol A, como o aumento da incidência de câncer de próstata e mama; anormalidades uro-genitais em bebês do sexo masculino; puberdade precoce em meninas; desordens metabólicas incluindo diabetes resistente à insulina (tipo 2); problemas neuro-sociais, como hiperatividade associada a déficit de atenção e autismo; além da diminuição da qualidade do sêmen dos homens". Durante o Congresso Europeu de Obesidade de 2008, o Bisfenol A também foi apontado como um dos químicos causadores da obesidade desenvolvida em ratos durante pesquisa.
 
Apesar do limite de segurança aceito para ingestão do Bisfenol A, alguns pediatras consideram esse limite perigoso, pois não foram feitos estudos sobre seu impacto em humanos, somente em animais.
 
Como se Prevenir?
 
Segundo os pesquisadores o plástico só é tóxico se for utilizado de maneira inadequada. Segundo eles, nunca devemos colocar alimentos quentes em recipientes plásticos ou em outros materiais plásticos como os filmes PVC. Pedro Germano, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP afirma que devemos utilizar nos fornos microondas apenas plásticos próprios para esse fim. O mesmo cuidado temos que ter com recipientes plásticos rompidos por desgaste ou por muitas lavagens com produtos químicos. "A deteriorização da película que cobre esses utensílios facilita a migração de substâncias como o Bisfenol A para os alimentos", diz. Ele também alerta que não devemos utilizar sacolas plásticas para armazenar produtos na geladeira, pois essas sacolas são feitas de plástico reciclado, que contêm substâncias tóxicas que podem contaminar os alimentos.
 
Outra medida é identificar a presença do Bisfenol A nas embalagens através de um número presente em todas elas. Esse número geralmente está gravado no fundo dos produtos e identifica o tipo de plástico utilizado em sua composição e sua indicação, ou não, de reciclagem. Os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de liberarem Bisfenol A.
 
"Diante as evidências, conclui-se que uma medida que deveria ser adotada visando à proteção da saúde pública, seria incluir, na legislação, a obrigatoriedade da avaliação das propriedades hormonais e carcinogênicas de produtos industriais comercializados no Brasil.", afirma a professora Sônia Hess.
 

AI DE MIM SE NÃO PREGAR O EVANGELHO

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16

  1. Comodismo: com  o  aumento da mídia acentuou-se no coração dos fiéis um certo comodismo para a evangelização ordenada por Cristo. É claro que a tecnologia tem ajudo, mas não pode substituir o nosso trabalho de pregar, visitar e fazer discípulo como ensina as escrituras nunca as Igrejas tiveram tantos recursos para anunciar o Evangelho. Contudo a evangelização está muito aquém do que é necessário. Parece que a maioria das igrejas começa bem o seu propósito e depois se acomodam.
  2. Voltando às origens: o começo de nossa história no 2º século depois da morte de Cristo os 3 continentes conhecidos  (Asia, Europa e Africa). Tiveram conhecimento da pregação simultânea do Evangelho de Cristo. Em tempos que não haviam carros, navios com motores, aviões, balões, helicópteros, computadores e internet. Contudo o evangelho foi alcançado pelos povos da época. As perseguições eram intensas (morte dos apóstolos - Pedro, Paulo e Tiago) Cristãos sendo arrastados para confrontar com as bestas feras na Arena Romana no infame coliseu servindo de espetáculo de horror. A cristandade aplicada aos defensores do Santo evangelho do Senhor Jesus 3 livros retratam bem o genocídio dos cristãos neste período.
  • As catacumbas de Roma (Benjamim Scott)
  • O livros dos Mártires ( Jhon Fox) 
  • Os mártires do Coliseu O'Reilly
          Punições sofridas com requintes de crueldade aos Cristãos. Prisão do pregador Policarpo de        Esmirna discípulo de João - um dos pais da Igreja - Mestre da Asia morto em 167 no alto de uma fogueira aos 86 anos. Hebreus" E outros experimentaram os escárnios e açoites, até cadeias e prisões."
"E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra." Hebreus 11:36-38
Exite um porque eles conseguiram passar por isso?? E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Atos 2:43 responde.
     3.  Como se prega o Evangelho?

  • Com a vida - Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Filipenses 2:16
  • Com Palavra - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
    E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Romanos 10:14,15
  • Saindo à campo - Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:5,6 ; Mateus 5: 13- 16          Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.Mateus 5:1
     4.  Qual deve ser o conteúdo da mensagem

  • Deus - Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 1 Coríntios 2:7
  • Jesus -  Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
  • Espírito Santo - E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
    Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.1 Coríntios 2:4,5
     5.  O que impede a pregação do evangelho?

  • medo - covardia Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1:7 . Quem prega jamais deveria sentir medo.
  • vergonha - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
    Romanos 1:16
  •  timidez- Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. 2 Timóteo 1:6 despertada - ascender subir o fogo
    6. Quais os feitos da pregação do evangelho