terça-feira, 13 de dezembro de 2016

TADEL

Três Aspectos do Verdadeiro Discipulado de Jesus
Muitas pessoas acham que ser crente é a mesma coisa que ser discípulo de Jesus. Provavelmente, essas pessoas não percebem que há alguns aspectos que diferenciam um crente de um discípulo. Em linhas gerais, um crente é aquele que crê em Jesus como seu salvador e tem garantida a salvação. Já um discípulo de Jesus, entende que o reconhecer e confessar Jesus como seu salvador e senhor é o começo de uma nova vida. Uma vida cujo propósito principal é seguir o Mestre para ser como ele é. Tomando o texto acima por base, gostaria de falar sobre três aspectos que diferenciam um discípulo de Jesus Cristo:
1. É uma decisão voluntária e pessoal – “se alguém quiser” (23) – O relato é que Jesus lançava um desafio a todos os seus ouvintes. Creio que as pessoas que estavam ouvindo, criam em Jesus, mas ainda não haviam tomado a decisão de segui-lo. Portanto, entendo que não é automático. Precisamos tomar uma decisão, se vamos ou não seguir Jesus todos os dias da nossa vida para sermos como ele.
2. Implica na entrega dos direitos – “negue-se” (23) – O fato de nos tornarmos cristãos não significa que perdemos nossos direitos. Jesus deixa claro que para ser seu discípulo, é necessário entregá-los a ele. É necessário negar-se. Negar-se significa entregar-se, de tal modo que o propósito principal da vida é satisfazer a vontade do outro. Ou seja, os alvos, sonhos, ambição, desejos, alegria, tudo, pertence ao outro.
3. Significa entrar num processo de transformação de vida – “tome diariamente a sua cruz e siga-me” (23)– Jesus diz para tomar a cruz diariamente. O que ele estava querendo dizer é que o discipulado é um processo onde todos os dias somos levarmos a morrer para nós mesmos e para o pecado. Jesus nos chama para mudança interior, para a morte do “eu”. O alvo é poder dizer como Paulo, “não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2.20).
Eu creio que o chamado de Jesus aqui seja para os crentes. Crentes que não estão satisfeitos apenas em ser crentes, mas que querem ir além. É preciso tomar a decisão de aceitar seu convite para segui-lo. Esse convite implica em entrega total, ampla e irrestrita a ele. Aceitar esse convite é entrar num processo de mudança contínua que leva a ser cada dia mais parecido com ele. Então, você que está “ouvindo”, aceita o convite dele?