terça-feira, 14 de junho de 2016

MINISTRAÇÃO DO TADEL


O que vamos fazer agora? É muito longe

 para voltar


Texto: Hebreus 11:13-16
Introdução: Esta noite, eu gostaria de compartilhar uma história que eu ouvi recentemente sobre um viajante da montanha que achava que tinha perdido o seu caminho em sua jornada. Ele ficou emocionado quando encontrou uma cabana situada em área remota da montanha. Ele se aproximou da cabana e pediu ao velho cavalheiro alguns conselhos. Ele disse-lhe de onde ele tinha vindo e para onde ele estava indo. O velho pensou por um momento e respondeu: “É muito longe para voltar… as estradas vicinais são perigosas… você não pode parar por aqui… por isso não há nada a fazer a não ser seguir em frente”. Acho que podemos aplicar o conselho do velho para nós mesmos quando consideramos onde estamos e o que devemos fazer agora.

I. Estamos muito longe para voltar.

A. Nostalgia.
1. O dicionário define “nostalgia” como um anseio por vezes anormal excessivamente sentimental para o retorno a um período passado ou condição irrecuperável.
2. Em outras palavras, “os bons velhos tempos”.
3. No entanto, eu descobri que muitas vezes os bons velhos tempos não eram realmente tão bom como nós nos lembramos deles.
4. Vance Havner disse: “O presente nunca é tão bom como costumava ser”
B. As Escrituras falam do problema de “olhar para trás”.
1. Israel olhou para trás, para o Egito, onde tinham sido escravizados, e queria voltar.
2. Números 11: 18b, “…porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? pois bem nos ia no Egito. Pelo que o Senhor vos dará carne, e comereis”
3. Jesus repreendeu aqueles que apresentavam desculpas para não segui-Lo em Lucas 9:62: “E Jesus disse-lhe: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”
C. Pela fé olhamos para o futuro.
1. Observe: Hebreus 11:13-16
2. Um grande futuro bate um grande passado de cada vez!
3. O que devemos fazer?
4. É muito longe para voltar, mesmo se quiséssemos, não poderíamos!

II. As estradas vicinais são perigosas.

A. O desvio é sempre mais difícil do que a estrada principal.
1. Não somente mais difícil, mas muitas vezes eles têm voltas e reviravoltas que podem levar um longo tempo para sair deles.
2. Isto é válido naturalmente e também é verdade espiritualmente.
B. Exemplos bíblicos.
1. Abrão desceu ao Egito, e isso quase lhe custou sua esposa. Gênesis 12:10: “Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra”
2. Davi tomou uma estrada lateral e isso o levou a adultério, engano e assassinato. 2 Samuel 11:1: “Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém”
3. Jonas tentou ignorar a vontade de Deus e acabou no ventre do grande peixe. Jonas 1:3, “Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor”
4. Pedro se desviou um pouco e acabou maldizendo e negando o Senhor.
C. Nós não devemos nos desviar do que Deus quer que façamos.
1. Fomos chamados para levar o Evangelho ao mundo.
2. Não somos uma voz para a mudança social, mas uma voz chamando homens e mulheres para se arrepender e voltar para Cristo.
3. Devemos ser um farol na escuridão apontando o caminho para que outros possam ver.
4. Nós não podemos desviar… o custo é muito grande!

III. Nós não podemos parar aqui.

A. Não podemos deixar de anunciar a Palavra de Deus.
1. Ainda há milhões de pessoas que nunca ouviram a mensagem.
2. Há milhões de pessoas que precisam ouvir novamente!
3. Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9).
B. Nós não podemos parar de contribuir para as missões.
1. A população do mundo está em ascensão.
2. Novas oportunidades estão se abrindo em quase cada esquina. Marcos 10:27: “E Jesus, olhando para eles disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”
C. A vida cristã é de avanços, não podemos parar por aqui!

IV. Não há nada a fazer senão seguir em frente.

A. Paulo escreveu em Filipenses 3:14, “prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”
1. Mesmo enquanto outros próximos de nós estão desistindo devemos prosseguir.
2. Embora alguns possam pensar que nós somos tolos, não devemos ser seduzidos, mas simplesmente avançar.
3. É muito longe para voltar, as estradas vicinais são perigosas, não podemos parar por aqui, temos de seguir adiante pelo Senhor.
B. Hebreus 12:1-2 – “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”.
C. Jesus disse: “Continue…”
1. Permanecerdes na minha palavra. João 8:31
2. Permanecei no meu amor. João 15:9
3. Perseverarem na graça de Deus. Atos 13:43
4. Permaneceis na fé. Colossenses 1:23
5. Continue… testemunhando. Atos 26:22
6. Continue em oração. Colossenses 4:2
7. Continue na doutrina. 1 Timóteo 4:16
Conclusão: Estamos muito longe para voltar, as estradas vicinais são perigosas, não podemos parar por aqui, por isso não há mais nada a fazer senão seguir em frente.
Se você chegou aqui sem Cristo hoje, a sua viagem pode começar agora. Venha e confie no sangue derramado de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados.
Querido irmão, você está determinado a continuar com o Senhor?
Eu sei o caminho pode ficar difícil, mas não desista. Não pare. Determine hoje que você vai continuar avançando na direção do alvo. Para a glória de Deus!