terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Lidando Com Fracassos"

"Lidando Com Fracassos"


Introdução:

O ser humano não foi criado para o fracasso. Toda pessoa anela o êxito. Estou completamente seguro de que ninguém vem procurar um pastor e dizer a ele: “Pastor, necessito que o senhor ore porque quero fracassar”. Poderíamos dizer que o êxito, representa metas conquistadas, sonhos realizados, obstáculos vencidos, triunfos aclamados. Todos desejamos o ser reconhecido, o ser valorizado, o ser aceito. Quando uma pessoa se dispõe a alcançar o êxito, ela terá que se revestir de fortaleza interna, que lhe ajude a superar todos os obstáculos que lhe possam se apresentar no futuro.
As pessoas que chegam a alcançar o êxito, são aquelas que conseguiram assimilar muito bem aos fracassos. O fracasso tem sido usado como um pêndulo de balança, contra todo êxito. Por isso, todos nós precisamos capitalizar experiências de nossos fracassos. Quando entendemos que os fracassos fazem parte do propósito de Deus, então podemos escalar e alcançar o êxito.

1. O Que o Fracasso Não é ( 2 Coríntios 4)

“1 Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida.13 Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos, 14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. 15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.


Um dos grandes conferencistas internacionais, o Dr. Robert Scheller, fez um paralelo muito interessante entre o fracasso e o êxito. Ele disse: “Fracasso não significa que ainda não tenhamos alcançado nada, significa apenas que temos aprendido alguma coisa. Fracasso não significa que nos tornamos em fracassados, significa que ainda não tivemos bom êxito. Fracasso não significa que fizemos papel de néscios, significa que tivemos muita fé. Fracasso não significa que temos sofrido o descrédito, significa que tivemos a disposição para provar. Fracasso não significa falta de capacidade, e sim, que devemos fazer as coisas de uma maneira diferente. Fracasso não significa que somos inferiores, significa que ainda não somos perfeitos. Fracasso não significa que perdemos nossa vida, significa que temos boas razões para vivermos o suficiente para começarmos de novo. Fracasso não significa que devemos desistir, significa que devemos lutar com maior afinco. Fracasso não significa que jamais alcançaremos nossas metas, significa que precisaremos de um pouco mais de tempo para as alcançar. Fracasso não significa que Deus nos tenha abandonado e sim, significa que Deus tem uma ideia melhor”.

Todos nós estamos dispostos a lutar para alcançar o êxito, porem muitas vezes as provas nos debilitam no caminho e, alguns frente aos primeiros obstáculos abandonam sua carreira. Quantas mulheres tiveram uma experiência sentimental equivocada? E elas disseram: “Ah, homens! Nunca mais acreditarei em um deles novamente, eles são todos iguais”. E não quis assim superar o seu fracasso sentimental.

Todos temos que passar por diferentes tipos de provas. Ainda que em muitas de nossas congregações, possivelmente tenhamos sido rechaçados por alguns líderes e nos sentimos humilhados e feridos, e tenhamos decidido a não mais voltar àquela igreja, dizendo: - “Não me valorizam, não me trataram como eu merecia. O pastor chegou a passar do meu lado e nem me cumprimentou”. E nos deixamos assim nos encher de muitas idéias diferentes. 

Você não deve ficar olhando para o fracasso em sua vida, não deve ficar olhando para o fracasso em sua família, não deve olhar para o fracasso em suas finanças. Você deve entender que Deus lhe tem chamado para coisas grandes, para que você seja um êxito. Se por ventura fracassou no passado, isto não significa dizer que Deus queira que você seja um fracassado. Deus quer conduzi-lo até o êxito.