domingo, 1 de maio de 2016

AS CONSEQUÊNCIAS DA PATERNIDADE


  1.             Estamos ministrando uma série de mensagens sobre a paternidade bíblica e as suas consequências na vida das pessoas e na sociedade. A Bíblia deixa bem claro sobre a mente de Deus, e não poderemos conhecer a Deus sem conhecer os pensamentos de Deus e a Sua vontade. Sabemos que a vontade de Deus está claramente expressa nas histórias contidas na Bíblia. O fato de a Bíblia ter sido inspirada por Deus e que cada história contida no Canon Sagrado foi escolhida pelo próprio Espírito de Deus, nos deixa bem claro qual a filosofia de Deus para os seres humanos. A paternidade é uma das principais, se não a principal ideia de Deus para o bem dos seres humanos.
HEBREUS 8;15
GÊNESIS 3
JOÃO 8:39 - 44
(ORFANDADE - PATERNIDADE- REJEIÇÃO)
OUTRORA JESUS ERA UNIGÊNITO AGORA É PRIMOGÊNITO, POIS O PAI CELESTIAL NOS AMOU E ESCOLHEU NOS ABENÇOAR, SOMOS SEUS FILHOS JUNTO COM CRISTO - NÃO SOMOS ABANDONADOS.
ANTES DA RESSURREIÇÃO JESUS FAZIA MILAGRES PARA NÓS DEPOIS DA RESSURREIÇÃO ELE FAZ MILAGRES ATRAVÉS DE NÓS E O MAIOR É A PATERNIDADE.
            O plano original de Deus é que todos os seres humanos crescessem ao lado de seus pais e suas famílias. Deus criou esse princípio pelo fato de sermos criados como um ser também emocional, e a paternidade foi criada por Deus para proteger a nossa faceta emocional desde a nossa formação humana, até mesmo desde a formação intrauterina. É cientificamente comprovado que uma criança recebe os reflexos da paternidade ainda no ventre da sua mãe.

Na Palavra de Deus vamos encontrar uma forma gradativa de sermos reconhecidos como filhos, confessando a nossa paternidade:
  1. Paternidade Biológica;
  2. Paternidade Espiritual;
  3. Paternidade Divina. 

(Jo 1: 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus).
formado de oikos, “casa”, e despotes, “senhor”), “dono da casa”. Ocorre somente nos Evangelhos Sinóticos (12 vezes). É encontrado em Mt.10:25; 13:27,52; 20:1; 21:33; 24:43; Mc. 14:14; Lc 12:39; 13:25; 14:21 (onde o contexto mostra que a autoridade do “dono da casa” é acentuada


A Bíblia faz menção ao pai de família 


A. Substantivo. oikodespotes, denota o “senhor da casa”(); em Lc. 22:11, “pai de família da casa” o termo “da casa” é colocado separadamente.
B. Verbo. Oikodespoteõ, correspondendo a governo da casa, cf. I Tm. 5:8.
Pater, derivado de uma raiz que significa “nutridor, protetor,sustentador” (no latim, é “pai”). É usado para designar:
 (a) o antepassado mais próximo – Mt. 2:22; 

  1. (b) um antepassado mais distante, o progenitor do povo, um “antecessor” (Ex. MT. 3:9; 23:30; iço.10:1; 2Pe. 3:4); 
(c) alguém avançado no conhecimento de Cristo (1 Jo 2:13); 
(d) metaforicamente, o iniciador de uma família ou grupo de pessoas animado pelo mesmo espírito que ele, como por exemplo Abraão (Rm. 4:11,12,16-18), ou satanás (Jó 8:38, 41,44); 
(e) aquele que, na qualidade de pregador do Evangelho e mestre, levanta-se no lugar de “pai” , cuidando dos seus filhos espirituais (1 Co. 4:15; não é igual a mero título de honra, algo que o Senhor proibiu, Mt. 23:9;
 (f) os membros do Sinédrio, visto que exerciam autoridade religiosa sobre outras pessoas (At. 7:2; 22:1);
 (g) Deus em relação aos que nasceram de novo (Jo. 1:12,13), portanto, são crentes (Ef. 2:18; 4:6; cf. 2 Co 6:18), e imitadores do Pai (Mt. 5:45, 48; 6:1, 4,6,8,9 etc.).Jesus nunca se associou com eles usando o pronome pessoa “nosso” ; Ele sempre usou o singular, “Meu Pai”, já que a Sua relação não foi originada e é essencial, ao passo que a deles é pela graça e mediante regeneração (por exemplo, Mt. 11:27; 25:34; Jo. 20:17; Ap. 2:27; 3:5,21); assim os apóstolos falaram de Deus como o “Pai” do Senhor Jesus Cristo (Rm. 15:6; 2 Co. 1:3; 11:31; Ef. 1:3; Hb. 1:5; I Pe. 1:3; Ap. 1:6);
 (h) Deus, como o “Pai das luzes” ou seja, a fonte ou Doador de tudo o que dá luz física e espiritual (Tg. 1:17) ; o “Pai” das misericórdias (2 Co 1:3); o “Pai”da glória (Ef.1:17);
 (i) Deus, como Criador (Hb. 12:9; cf. Zc. 12:1).


Considerando que o poder perpétuo e a divindade de Deus são manifesto na criação, Sua “Paternidade”na relação espiritual pela fé é o tema da revelação no Novo Testamento e esperado pela presença na terra do Filho (Mt. 11:27; Jo 17:25). A relação espiritual não é universal (Jo. 8:42,44; cf. Jo 1:12; Gl. 3:26)

 "Biblicamente a paternidade é o principal motivo pelos quais tudo no mundo é construído ou destruído"


            Biblicamente a paternidade é o principal motivo pelos quais tudo no mundo é construído ou destruído. Tudo no mundo é erguido ou cai pela paternidade ou pela falta dela na vida das pessoas que compõe a sociedade. Por mais que existam milhares de igrejas e de religiões no mundo, elas se tornam irrelevantes e inoperantes se elas não trabalharem em prol da restauração da paternidade de Deus na vida de pessoas. Tudo pode ser subtraído da vida de uma pessoa e mesmo assim ela poderá crescer emocionalmente saudável, mas, se tirar o relacionamento de paternidade de uma criança, ela sofrerá sequelas que precisarão ser curadas. A maior perca do homem no Éden não foi a casa (o jardim) e os bens, mas foi a paternidade. Quando eles pecaram contra Deus eles passaram a viver envolvidos em um manto de medo e morte. A orfandade desestabiliza e alimenta a insegurança, destruindo assim a capacidade de se relacionar e vencer os desafios da vida.

      2.    "Deus é justo, mas a justiça de Deus precisa ser manifestada na terra por homens justos"
           A Paternidade sempre foi o caminho que Deus utilizou para manifestar os seus planos:
  1. - Adão é o pai de toda humanidade. O pecado de Adão foi o que causou a queda de todas as pessoas neste mundo. Toda injustiça nasceu através de um homem e assim passou para todos os homens.
  2. - Deus encontra um homem justo e decide recomeçar uma nova sociedade. Deus sempre precisa de uma semente para recomeçar algo que se deteriorou. A semente do homem justo foi preservada através do justo Noé (Gn 6). Mas, anos depois a semente de Noé comete injustiças e Deus precisa recomeçar.
  3. - Deus chama um homem Abraão e recomeça com ele uma nova família de homens justos que viveriam pela fé em Deus (Gn 12). Através de Abraão Deus levanta uma nova geração através de um filho chamado Isaque. Essa linhagem de justos continua através de Jacó. Anos depois essa nação está escravizada no Egito e Deus procura novos pais para erguer uma nova geração de justiça.
  4. - Deus encontra no meio de milhares de escravos um casal de pessoas tementes a Deus e que estavam dispostos a gerar um filho da justiça para que Deus pudesse usar naqueles dias (Ex. 2: 1-3). Deus encontra Anrão e Joquebede, pais de Moisés. Foi esse casal que cuidou e gerou no coração de Moisés os valores da justiça de Deus. Moisés aprendeu com seus pais que ele era um Hebreu e não um egípcio. Quando Moisés cresceu e foi levado para a casa da filha de faraó, ele passou a ser criado em um ambiente de injustiças, mas Moisés guardou os ensinos e o exemplo de vida justa de seus pais nos poucos anos que cresceu ao lado de sua mãe. Moisés precisou de pais justos para aprender a justiça de Deus e Deus precisou de um homem justo para que pudesse julgar as injustiças do Egito. Deus não pode exercer justiça no mundo sem que primeiro encontre os seus homens justos. Quando pais praticam a justiça na vida de seus filhos Deus irá levantar esses filhos para manifestar o juízo de Deus contra o mundo injusto.
  5. - Deus procurou um casal de justos para cuidar do seu Filho - José e Maria. Até mesmo o Filho de Deus precisou de pais justos para que o ensinassem nos caminhos de Deus. A infância de Jesus foi igual à de todas as crianças. Portanto, isso deixa claro que todos precisam de pais justos para que possam cumprir o propósito de Deus para suas vidas e para serem instrumentos de Deus para om mundo.  Isso só confirma que Deus não pode criar filhos justos neste mundo sem que primeiro encontre pais justos. Tudo se ergue ou cai a partir da paternidade - Deus precisa de pais.

            Não é mais injusto do que um pai ou uma mãe fazer injustiça à uma criança, principalmente quando essa criança é o seu próprio filho. Muitas pessoas ficam indignadas quando vêm políticos fazendo injustiças contra os pobres, mas muitos desses pais não percebem que estão sendo mais injustos do que esses políticos. Como esses pais promovem essa injustiça? Quando fumam e bebem bebidas alcoólicas na frente de seus filhos pequenos e nem percebem que estão incentivando-os a fazerem o mesmo. Quando esses pais adulteram e gastam o dinheiro da família com prostitutas só para satisfazerem seus desejos egoístas. Quando esses pais decidem se divorciar por motivos banais sem se darem conta da dor de seus filhos. Essas e muitas outras são formas de injustiças que muitos pais estão praticando contra seus filhos.
            Da mesma forma muitos pais ficam indignados quando assistem noticias na televisão de pais que jogaram os seus filhos do décimo andar de um prédio ou quando os matam de alguma forma. Esses mesmos pais não se dão conta que estão cometendo alguns tipos de homicídio com seus próprios filhos. A diferença é que alguns matam fisicamente, enquanto outros estão matando emocionalmente. Você pode imaginar quantas pessoas estão mortas nesse mundo pelos seus próprios pais? Não podemos ficar cegos para essas atrocidades do mundo moderno. Muitos desses pais assassinaram seus filhos em busca sucesso financeiro e profissional deixando-os nas mãos de funcionárias que abusaram sexualmente e emocionalmente dos seus filhos.

            O plano de Deus é que esses pais se levantem como príncipes da justiça e exerçam a justiça, começando dentro de suas próprias famílias. Crianças criadas com princípios de justiça, serão promotores de justiça, mas filhos criados na injustiça serão promotores de injustiças ainda maiores. É por isso que vemos a sociedade assolada por tantos adolescentes cometendo crimes. A cada dia que passa a iniciação no caminho da criminalidade está chegando mais cedo na vida de muitos jovens.
Quando Deus começa a agir na terra, o Espírito Santo começa a colocar a coisas no seu devido lugar. 
  • No princípio a terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus começou a pairar sobre o grande abismo de trevas. (Gn 1:1). 
  • Depois quando Deus criou a luz, Ele fez separação entre luz e trevas (Gn 1: 3).
  •  Dessa mesma forma, quando Jesus iniciou o seu ministério e a implantação do Reino de Deus neste mundo, logo as coisas começaram a tomar seu lugar. Principalmente quem era e quem não era filho de Abraão. Quem era filho de Deus e quem era filho do diabo (Jo 8:39-44). É importante compreendermos esse princípio. Porque é o que estamos vendo em nossos dias.


.