terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Usando o que Deus nos Deu

Usando o que Deus nos Deu parte (2)

5. O que fazemos com o que temos revela nossa visão de Deus. 
Quando chegamos aos versos 20-25, vemos que ao homem que tinha sido dado cinco talentos trouxe mais cinco com ele. A linguagem é perspicaz aqui. Ele diz: “eis aqui outros cinco que ganhei”. A palavra “eis aqui” significa, “veja” ou “Olha!” Ele estava ansioso para investir o que ele tinha recebido e agora ele estava animado para mostrar ao mestre o que tinha feito. Ele está borbulhando com entusiasmo e completamente emocionado. Ele não podia esperar para apresentar o que ele tinha feito, porque ele queria agradar ao seu senhor.
O homem com os dois talentos aproximou para o acerto de contas com a mesma expectativa e emoção. O mestre estava entusiasmado com os dois, porque eles demonstraram responsabilidade pela sua capacidade. Ele diz exatamente a mesma coisa para os dois: “Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” O mestre aumentou seus recursos, depois de terem provado que eram fiéis. Jesus disse uma coisa semelhante em Lucas 6:38: “Dai, e ser-vos-á dado”
Estes dois servos fiéis receberam:
Afirmação: “Grande trabalho! Bem feito. Eu aprecio o seu bom trabalho e sua fidelidade”.
Promoção: “Uma vez que vocês fizeram tão bem com o que eu lhes dei, vou dar-lhes ainda mais responsabilidade e oportunidade de crescimento”
Celebração: “Vocês me fizeram muito feliz. Vamos comemorar juntos!”.
A frase, “muito bem” pode ser traduzida como “excelente” ou “maravilhoso”. Eles foram fiéis e foram chamados de bons porque eles tinham uma visão correta do mestre. Da mesma forma, quando vemos a Deus por quem Ele é, nós queremos ser fiéis e vamos nos concentrar em fazer coisas boas. Deus está procurando por pessoas fiéis, aqueles que gerenciam adequadamente seus recursos para propósitos do reino. E, quando nós somos responsáveis por aquilo que nos foi dado, vamos receber ainda mais responsabilidades. Eu imagino um sorriso no rosto de Jesus quando Ele diz: “entra no gozo do teu senhor!”.
O servo que recebeu um talento veio um pouco mais relutante ao mestre e disse no versículo 24: “… Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro…” Note que as primeiras palavras da sua boca eram sobre si mesmo: “Eu conhecia” Nós poderíamos traduzir isso como: “Eu sempre soube” os outros dois servos mantiveram o foco no mestre quando ele retornou: “… Senhor, entregaste-me…”.
Este terceiro servo tinha uma visão errada do mestre e tinha sua cabeça feita mesmo antes de receber o seu talento. Ele olhou para ele como alguém que era difícil e duro, em vez de amável e gracioso. A.W. Tozer estava certo quando disse que o que pensamos a respeito de Deus é a coisa mais importante sobre nós. Se virmos Deus como um tirano então vamos filtrar tudo através desta lente. Alguns de vocês podem estar secretamente revoltados com Deus, porque você acha que ele fez alguma coisa, ou não fez alguma coisa que você acha que ele deveria fazer. Como resultado, a sua visão dele está distorcida. Suas noções preconcebidas o impedem de vê-lo como um Deus de graça, e, como resultado você se recusa a servi-lo com o que Ele te deu. Quando culpamos Deus vamos acabar enterrando nossas bênçãos.
Uma visão equivocada de Deus também pode levar a desculpas. No versículo 25, este homem declara que a razão pela qual ele não fez nada com o que ele tinha recebido era porque ele estava com medo. Seu medo o paralisou e então ele decidiu jogar pelo seguro. Ele escondeu o dinheiro para se certificar de que não se perdesse. E ele cumpriu exatamente o que ele se propôs a alcançar: NADA.
A visão equivocada de Deus sempre leva ao medo: “… e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento…” A visão correta de Deus sempre leva à fé. Se você está lutando com medo hoje, o melhor antídoto é continuar a sua compreensão do caráter de Deus e pedir a Ele para crescer a sua fé. Coragem não é ausência de medo. Coragem é avançar, apesar de seus medos. Eu acho que os dois primeiros servos tinham provavelmente um pouco de medo também, mas porque conheciam o caráter do mestre, em vez de ficarem congelados pelo medo, eles saíram na fé.
Vamos olhar para as diferenças entre os dois servos que serviram e aquele que deu um mergulho.
· Os dois primeiros estavam determinados a fazer um lucro; o terceiro estava determinado a não assumir uma perda.
· Os dois primeiros estavam dispostos a trabalhar duro e assumir riscos; o terceiro não assumiu nenhum risco.
· Os dois primeiros receberam o dom; o terceiro recusou o dom.
· Os dois primeiros queriam avançar o domínio do mestre; o terceiro não tinha interesse no que importava para o mestre.
· Os dois primeiros viram o dinheiro como uma oportunidade; o terceiro servo viu isso como um problema.
· Os dois primeiros permitiram o dom do mestre para mudar suas vidas; o terceiro se recusou a deixar o dom tocar sua vida.
· Os dois primeiros investiram; o outro desperdiçou.
· Os dois primeiros viram uma bênção; o terceiro servo viu um fardo.
· Os dois primeiros conheciam o mestre; o terceiro servo não tinha a menor ideia.
6. O que temos, devemos usar ou o que temos vamos perder. O versículo 26 revela que o mestre viu através das desculpas esfarrapadas do servo quando ele disse: “Servo mau e preguiçoso!” A palavra “mau” significa “iniquo, nocivo e malicioso” Em outras palavras, o mestre está dizendo “Você está mentindo. Em seu coração, você é um egoísta e preguiçoso. Se você realmente queria fazer alguma coisa, você deveria ter colocado o meu dinheiro no banco. Eu vejo o que está dentro de você” Estas são palavras muito fortes. Deus vai julgar não apenas por fazer o mal, mas por não fazer o que é correto!
O homem era mau porque ele deliberadamente deturpou tanto seu mestre como a si mesmo. Ele acusou falsamente o mestre de ser duro e ele mentiu quando disse no versículo 25: “eis aqui tens o que é teu” Na verdade, ele devia ao seu senhor não apenas um talento, mas também tudo o que teria ganhado se tivesse sido fiel. Por incrível que pareça, em vez de admitir sua culpa, ele se comporta como se o mestre tivesse de dar-lhe o crédito por ter sido tão cauteloso.
A maldade e a preguiça juntas podem impedir muitas pessoas de entrega total e serviço. No original, esta combinação de termos é inesquecível porque rima. Enquanto os outros dois funcionários estavam ocupados e trabalhando duro, este preguiçoso egoísta cavou um buraco, pouco percebendo que ele estava cavando para si mesmo! Um coração egoísta juntamente com uma falta de vontade de fazer nada sobre isso vai levar muitas pessoas no caminho da destruição que pode levar ao lugar de choro e ranger de dentes.
Todos nós temos um elemento de preguiça em nós. E, a nossa cultura parece estar situada na preguiça também.
Estou convencido de que a preguiça é extremamente perigosa para a nossa vida espiritual. Quando pensamos que podemos colocar algo fora mais tarde, acabaremos por descobrir que um dia vai ser tarde demais.
Provérbios 6:9: “o preguiçoso, até quando ficarás deitado? quando te levantarás do teu sono?”.
Provérbios 10: 5: “O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha”.
Provérbios 13: 4: “O preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança; mas o desejo do diligente será satisfeito”.
Hebreus 6:11-12: “E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas”
Porque este terceiro indivíduo não usou o que Ele tinha recebido, Ele perdeu-o de acordo com o versículo 28: “Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos” É o principio “use-o ou perca-o”. Amigo, não enterre o que você tem. Desenvolva, aumente e multiplique usando o que lhe foi dado.