quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Força máxima

Nenhum esporte é tão viril quanto o halterofilismo. A modalidade, costumeiramente manchada pelos casos de doping, é dividida em categorias, o que propicia espaço tanto para pessoas altas como baixas. Os músculos bem desenvolvidos são a principal característica dos corpos da modalidade.

Fortes e baixinhos

Entre os esportes olímpicos, a ginástica artística é um dos que exige mais do corpo de seus atletas. Na modalidade, em que o trabalho duro começa cedo, a partir de quatro anos, os praticantes costumam exibir corpos ao mesmo tempo musculosos e com bastante elasticidade. Outra característica marcante dos atletas da ginástica é a baixa estatura, que auxilia na execução das rotinas

Sacrifício e obsessão; atletas olímpicos buscam corpo perfeito



Os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia Antiga como uma celebração do homem. Mais que isso, a primeira Olimpíada era um tributo à saúde, ao corpo humano e ao ideal de perfeição estética que guiava a cultura helênica, principalmente na cidade-estado de Esparta, famosa por seu militarismo.

No século 21, mais de 2000 anos depois da era gloriosa dos gregos, a tradição dos pioneiros da Olimpíada segue viva nos Jogos modernos. Em Londres, a busca pela perfeição será constante, levando os atletas ao máximo desgaste mental e físico. Pelo corpo passará a busca quase utópica da perfeição, cuja ideia até hoje seduz a humanidade. Neste especial, você confere a relação dos atletas com seus corpos nas mais diversas modalidades ao longo das Olimpíadas.

Mais fortes

Assim como o vôlei, o basquete é uma terra de gigantes. Neste tradicional esporte, porém, o que chama a atenção na evolução da modalidade não é a altura dos jogadores, mas a força física dos atletas, que aliam cada vez mais altura, agilidade e velocidade. O americano LeBron James, 2,03 m e 113,4 kg, é fruto da evolução física do basquete. A diferença do corpo do americano na Olimpíada de Atenas, em 2004, para a de Pequim, em 2008, é gritante.

avanço dos atletas


Grécia vive

Mais alto, mais forte e mais rápido. O ideal é inspirador dos primeiros Jogos Olímpicos na Grécia Antiga e também da versão moderna da Olímpiada. E com a evolução do tempo e da tecnologia, os atletas estão cada vez mais fortes, correndo mais rápido e pulando mais alto.

Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m rasos, com a marca de 9,58s, é a prova da evolução da modalidade. Com 1,95 m, Bolt é tão forte e explosivo que se tornou o primeiro atleta de grande estatura a se destacar na prova dos 100 m rasos, apresentando um novo padrão de corpo competitivo. Em outras provas, como a maratona, corpos menos fortes, porém mais resistentes, levam vantagem.

tabela de medalhas das olimpiadas


 34
 37
 14
18° 4
PAÍS  
1
 CHN
1811534
2
 USA
1891037
3
 KOR
72514
4
 FRA
64616
5
 GBR
56415
6
 GER
48517
7
 ITA
45211
8
 PRK
4015
9
 RUS
36817
18
 BRA
1124